Conversa com alunos


Hoje conversei com meus alunos. Eles têm um espaço na internet onde discutem temas sociais relevantes. Criaram um fórum para debate de temas relevantes. Um exercício que acreditava não me deparar tão cedo. Mas eles estão lá e fazem bem isso, discutir. Eu curti e apoiei.

Necessitamos trazer para dentro da academia as discussões que fazem parte de nosso dia a dia. Dar lucidez científica ao que é trabalhado cotidianamente pelo “senso comum”. A academia deve ser o espaço onde a sociedade invade para ser o objeto de estudo. Não podemos ficar tímidos diante da necessidade de entender a vida. Dar sentido a existência é saber o que se vive.
Mas quero falar é desta iniciativa. Invadir os espaços da rede mundial como ferramenta de ampliar o debate que o mundo acadêmico tradicionalmente limita. Universidades e faculdades não são ilhas, são portas de entrada e saída. Nelas corre a sociedade em forma de pessoas que constroem a vida no ensino superior. Se quisermos fazer da ciência e da tecnologia ferramentas lógicas para intervir na vida social é necessário fazer da academia um campo aberto ao debate.
Ficam os Parabéns aos meus alunos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Formação do Estado Nacional Moderno

Um pouco de teoria do Estado, Política e Economia

O poder no Brasil