Cultura é o bolo e não a cereja


Quando aprendermos a valorizar a cultura, entenderemos que o investimento em segurança, saúde, educação e o combate a corrupção serão também melhorados. A cultura é a melhor resposta aos nossos problemas.
Fui a um festival de corais em Maringá. Evento que já ocorre a 22 anos. Confesso, foi minha primeira vez. Penso que há muitas pessoas que já foram em muitos, alguns, poucos, na maioria. Acredito que depois desta experiência devo ir nos próximos anos.
Ir ao festival me fez pensar o quanto tenho frequentado eventos culturais. Pouco, foi a conclusão. Porém, e mais que isso, fico imaginando o quanto a cultura pode nos trazer respostas. Ou mesmo, o quanto ela é a resposta para boa parte de nossos problemas. A cultura muda as pessoas.
A cultura é mais que apenas o erudito, aquilo que se considera para poucos. A cultura é construção do dia a dia. Elemento fundamental que dá identidade as pessoas. Cultura é ser e entender o significado dos outros e o nosso. Os valores que prezamos, os sentimentos que temos. Também, é a cultura que dá sentido as mudanças. A cultura educa.
A cultura nos faz mais conscientes e atentos. Valoriza a vida. Elabora em nossa mente o significado mais profundo da existência do que a razão em sua fria solidão. Ela nos humaniza em um tempo de desumanidade. Ela dá esperança e permanência diante da crise e seus múltiplos sentidos.
Se fosse falar dos corais que assisti. Das inúmeras vocês que se unem em um canto. Dos arranjos, das partes, partituras e canções que em coro ganham um significado. Talvez seja nele que se tenha a ideia, como disse um dos maestros antes de se apresentar, da presença da alma e de deus na união de muitos em um só coro.
A cultura merece mais respeito, mais eventos. Temos que tomar as ruas como os participantes do festival de coral. Temos que compreender que a música, o livro, o teatro, o folclore e as inúmeras formas de expressão cultural devem ser valorizadas, conhecidas. Isto será uma resposta eficiente contra a violência, contra a doença, contra a ignorância e trará a tona um ser humano bem melhor. Vá a um evento cultural.


Gilson Aguiar comenta a importância da cultura

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Formação do Estado Nacional Moderno

Um pouco de teoria do Estado, Política e Economia

O poder no Brasil