A solução silenciosa... como um café literário


A cultura não é a "cereja do bolo" é o bolo. Ela é a principal resposta para nossos problemas. Não adianta sair a busca de um milagre, a mudança está na cultura, no que cultuamos, no que dá sentido a vida.
Um jovem de 24 anos, Reinaldo Júnior, desafia a lógica do lugar e inicia uma solução em meio onde alguns só enxergam problemas. Em Sarandi, o estudante de Educação Física que deseja ser escritor e faz um ato empresário pelo bem da leitura. Une um empreendimento, com um ato civilizador. Mistura café com livro. A cafeteria tem sofá, tem música, tem livro e tem um ambiente de exaltação a cultura.
Na reportagem de Luciana Peña, pessoas relatam a experiência no ambiente. Gostam de ficar curtindo os livros em um lugar onde tudo se volta a eles como personagens principais. Na sociedade do descarte, da idolatria ao objeto de consumo que valoriza a estética ou a campanha publicitária lhe dá mais sentido que a realidade, o jovem que ama a leitura aposta na melhora do ser humano.
 Em uma sociedade cheia de falsas igrejas e promessas de salvação que multiplicam suas portas onde a miséria se instala, o livro, a cultura, a consciência é a saída mais lúcida. 
Sarandi, é uma cidade com problemas em relação a educação. 11% é o índice de abandono no Ensino Médio. Mas no Brasil, apenas 8% tem acesso ao Ensino Superior. Aqui, na terra cheia de problemas, mais da metade dos brasileiros são analfabetos funcionais. A violência é um problema e jovens tem ingressado no crime a busca da realização da existência.
A cafeteria literária, de uma porta só, aberta em Sarandi, é uma possibilidade de espaço físico modesto, mas que abre em si uma oportunidade imensa para resolver problemas. Em uma sociedade cheia de falsas igrejas e promessas de salvação que multiplicam suas portas onde a miséria se instala, o livro, a cultura, a consciência é a saída mais lúcida. Parabéns ao jovem empresário que aposta na qualidade humana como negócio. Ele vende a solução em meio a ilusão. Ele apresenta uma resposta em meio as incertezas e problemas.

Gilson Aguiar comenta a importância da cultura.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Formação do Estado Nacional Moderno

Um pouco de teoria do Estado, Política e Economia

O poder no Brasil