O encontro com o conhecimento


A quanto tempo se fala da importância do conhecimento científico e técnico para a construção de uma sociedade melhor? Agora, a UEM está colocando pesquisas e trabalhos de extensão na praça pública. Isto é bom e faz uma grande diferença em defesa da educação.
A Universidade Estadual de Maringá está desenvolvendo uma política de divulgação dos seus trabalhos acadêmicos. Em praças públicas professores e alunos, apresentam suas pesquisas, seus trabalhos de extensão. Parabéns a UEM! Isto é uma academia que quer se aproximar da população. Acredito, inclusive, na implantação de um calendário de eventos anuais de divulgação de trabalhos, palestras gratuitas e apresentação de experiências, pesquisas, quando possível.
A universidade deve ser mostrar a comunidade. É hora de a população conhecer o que há de qualitativo na produção acadêmica e o quanto isto afeta a vida do cidadão comum. Quantos projetos podem ganhar o mercado. Falta divulgação, também, para a comunidade de empresários. A ponte entre a produção acadêmica e as empresas privadas deve existir. Fazer do conhecimento um produto é a melhor forma de se gerar uma riqueza constante e de qualidade limpa.
No Brasil, infelizmente a produção científica coloca a academia distante da sociedade. Destaque para as classes populares que não tem contato com o valor do conhecimento científico e técnico. Pior, não conseguem fazer uma relação da razão científica com sua vida, seu cotidiano. Se pudermos reverter esta lógica daremos um novo sentido a educação. Estaremos promovendo o conhecimento acadêmico e sua importância.
Politicamente as universidades públicas se fortalecem. A busca por ter peso na vida social e econômica pode ser reconhecida com este ato. Os embates da IES com o poder público ganha um aliado com esta medida.
Quantos poderiam se inspirar pelo conhecimento ao terem contato com a pesquisa? Com os serviços das universidades? Com o conhecimento que existe dentro do ambiente acadêmico e que tem uma relação com a vida de cada um de nós?
Existe formas das universidades e sua comunidade sair do isolamento e promover o conhecimento. Há como a sociedade entender a importância da ciência e da tecnologia. E tudo indica que o momento é agora.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Formação do Estado Nacional Moderno

Um pouco de teoria do Estado, Política e Economia

O poder no Brasil