A educação e suas faces


Agressão a professora e homenagem a Lula. A educação brasileira demonstra suas faces. A falta de consciência do que a ciência representa e o desprezo ao conhecimento geram atitudes animalescas e alunos apaixonados pela ignorância.
Uma professora de uma escola pública municipal de Santa Catarina foi agredida. Ao chamar atenção e pedir para que ele se retirasse de sala de aula, o aluno socou a professora Marcia Friggi. Ensanguentada, ela se diz dilacerada física e moralmente. Afirma não ser a primeira e nem a última a sofrer este tipo de agressão, ela está certa.
Na mesma página de jornal em que esta informação foi vinculada está a foto de Luiz Inácio Lula da Silva recebendo um Diploma Honoris Causa. Até aqui nenhum problema, ou um mal menor. Porém, no diploma a erros gramaticais. Uma vírgula no lugar errado e discente escrito sem o “s”.
Nas manchetes dos jornais de hoje dois fatos. Professora agredida e homenagem a Lula. Para ouvir mais o comentário clique aqui.
As tuas informações se relacionam e denunciam o que temos e não temos. A educação passa longe de sua função e tem como resultado um ser humano distorcido. Por quanto tempo os dois fatos da primeira página do jornal vão ocorrer? Seriam os dois fatos permanências e não exceções? Acredito que sim.
No primeiro, a escola não representa para a população um sentido na vida. Um meio para se superar a condição em que se vive. A educação é o sacrifício a ser feito. Completamente desconectada da sensação cotidiana que a vida nos dá. Poucos são os que usam do conhecimento para conhecer a existência. Sem isso, as pessoas não melhoram.
Lula foi eleito e é idolatrado pela crença messiânica do “salvador da pátria”. O misticismo e desconhecimento da função do representante público de forma racional. Condição que a escola poderia combater e esclarecer. Mas os alunos que homenageiam veem o messias e creem na inocência do homem público. Eles precisam de uma educação melhor.

Na proporção que a professora é agredida e o ex-presidente Lula, é homenageado há a denúncia da dose de ciência e consciência fraca produzida nos bancos escolares. O que é vital para nos salvar dos socos e da santificação de corruptos.
Escola feita de agressão e messias.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Formação do Estado Nacional Moderno

Um pouco de teoria do Estado, Política e Economia

O poder no Brasil