Trânsito: um meio e não um fim


A vida não vale tão pouco. Mas no lugar transitório ela parece ser colocada em risco e acaba em deslocamento sem chegar ao seu destino. Temos que civilizar o lugar onde os encontros são tensos, o trânsito.
Estamos na Semana Nacional do Trânsito. O que deveria ser um meio, para muitos se torna um fim em si mesmo. Não há lugar onde a relação com os outros é tão tensa e intensa quanto o trânsito. Muitos envolvidos, nem todos dispostos a entender que não estão sozinhos.
Mas de onde vem tamanho ódio. Do instinto. Da perda da civilidade e da possibilidade de descarregar no meio os ódios sem fim da vida recheada de frustrações e tensões. A cidade aglutina a particularidade. Uma grande parte dos que convivem no trânsito estão em busca de realizar seus interesses e a qualquer momento alguém pode se transformar em seu inimigo. O trânsito é a descarga da neurose coletiva expressa em cada um.
O trânsito é visto como um ambiente tenso e intenso. O que é um encontro temporário se transforma no ambiente de disputas definitivas.
Nosso culto ao automóvel e a motocicleta não ajuda. O meio de transporte é produto desejado que envolve o ser humano e lhe dá sua medida. O carro se expressa como parte da dignidade e da permissividade. As propagandas cada vez mais destituem o carro da convivência com os demais veículos e outros modais e lhe dá o sentido de ser único. Não incomum, a propaganda com carros solitários em vias livres para seu glamour e excessos. A verdade não é essa, mas a realidade não vende e sonhos sim.
Há que se educar, e muito, em todos os lugares, de forma intensa, na contramão da campanha publicitária das mais sedutoras, que os carros são meios de transporte. A vida é mais importante. Não se descarrega no trânsito a frustração pela vida. Deve-se entender que em cada lugar há o encontro e ele deve ser ao máximo norteado pela racionalidade. Educação é feita de uma intensa formação para um animal que vê no trânsito o ambiente ideal para descarregar a sua porção animal. Há que civilizar e esta é uma tarefa de todos.

Trânsito é um meio que acaba se tornando um fim.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Formação do Estado Nacional Moderno

Um pouco de teoria do Estado, Política e Economia

O poder no Brasil