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Avenida Colombo e seus acidentes


A violência no trânsito precisa de decisões definitivas. A Avenida Colombo é uma demonstração da violência que se remedia, não se resolve. Cruzamentos que tem índices de acidentes elevados foram fechados pelo DER. Agora, estão reabertos por ato político e vontade imediata da população. Mas isto tem seu preço.
A Avenida Colombo é o trecho de maior índice de acidentes em Maringá. Dados da Polícia Rodoviária Federal, responsável pelo controle e policiamento do tráfego na Avenida, já que ela é parte de uma Rodovia Federal, BR 376, o que por si só já é um absurdo, em 5 anos foram mais de dois mil acidentes e 22 mortes.

Agora, o embate se dá em um trecho da Avenida que corta a cidade de Sarandi. Cruzamentos da Avenida Rio de Janeiro e Rua Inglaterra. Os cruzamentos tinham sido fechados por ordem do Departamento de Estradas de Rodagem (DER). A principal justificativa é o número de acidentes nos cruzamentos, são mais de 70 acidentes em um ano e 2 mortos.

Mas, parte da população quer reabrir os cruzamentos. O prefeito de Sarandi, Walter Volpato, prometeu a reabertura dos trechos e fez um pedido a governadora em exercício Cida Borghetti. Agora, por decisão do Governo do Estado, o trecho pode ser reaberto, com alguns condicionantes. Semáforos com maior tempo de deslocamento para a Avenida, ou rodovia, 200 segundos e para as vias que cruzam a Colombo, 50 segundos. Sinalização, radares e comissão também foram deliberadas.

A questão não se resolve assim. Temos que considerar o fator que levou o DER a fechar o trecho. Acidentes, risco a vida. Agora se quer a comodidade, o imediatismo da abertura. Mesmo com todas as recomendações atendidas, se tem claro que a via com os cruzamentos abertos continuará perigosa.

A questão principal é que a Colombo não pode ser uma rodovia passando por cidades como Maringá e Sarandi, ter o tráfego que tem. Também, deve-se ter obras que permitam a segurança, a criação de viadutos nos cruzamentos. Mais que isso, rever as vias que ligam as duas cidades que na prática são a mesma malha urbana, divididas administrativamente.

O grande problema das decisões políticas, seja por parte do prefeito de Sarandi ou do Governo do Paraná, não resolve a questão. Acalma o cidadão, o eleitor. Mas verdadeira governabilidade, é uma solução definitiva. Neste sentido, a própria concessionária que administra o trecho está disposta a discutir uma saída, obras na via.

O contorno norte, que tudo indica terá o início das obras no ano que vem, é uma resposta ao congestionamento da Avenida Colombo. Desafogar o trânsito para garantir segurança e rever a noção de espaço metropolitano. Parte considerável dos moradores de Sarandi trabalham em Maringá. Quem corre os riscos de deslocamento são habitantes da região metropolitana. Todos somos envolvidos nesta questão.

O que não se pode é negar a integridade regional, a ligação real e intensa entre as duas cidades, através da legalidade administrativa. O problema nos envolve, é nosso também, precisamos resolver o problema na proporção que a qualidade de vida de Sarandi nos beneficia.


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